RPM

 

Revoluções por Minuto, também conhecido por RPM, é uma das bandas de rock mais populares do Brasil. Surgiu em meados dos anos 80, com um som que mesclava música eletrônica ao pop rock e letras engajadas. Conseguiu emplacar vários hits que fizeram do RPM a banda de maior vendagem naquele momento, com cerca de 5 milhões de cópias.

A popularidade da até então desconhecida banda cresceu. Paulo Ricardo (vocal e baixo), Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (Guitarra) e Paulo P.A. Pagni (bateria) passaram a integrar uma das mais queridas bandas de rock do país. “Olhar 43”, “A Cruz e a Espada”, "Alvorada Voraz", “Rádio Pirata”, “Louras Geladas”, "London, London" e a música que batizara a banda (“Revoluções por Minuto”) foram os principais sucessos que o quarteto emplacou durante os anos de 1984 a 1989, quando lotaram estádios e protagonizaram uma verdadeira beatlemania no Brasil.

Depois de fazerem um longo hiato com a intenção de desenvolverem seus projetos individuais, o RPM gravou o CD e DVD MTV RPM 2002 com o acompanhamento de uma orquestra no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Além dos já consagrados sucessos, neste projeto o RPM trouxe novas canções que logo caíram no gosto do público: “Vida Real” (tema do Big Brother Brasil), “Carbono 14”, “Rainha”, “Fatal" e “Onde Está o Meu Amor”, tema da novela Esperança da Rede Globo.

Em 2008, a banda lançou a caixa Revolução! (RPM 25 anos). Contendo quatro CDs, um DVD e a biografia Revelações por minuto (de autoria de Marcelo Leite de Moraes e fotos de Rui Mendes), o box cobriu toda a produção da banda nos anos 80, incluindo o show Rádio Pirata ao vivo e programas como Globo Repórter e Chacrinha.

Começaram a pensar seriamente sobre uma volta definitiva após a repercussão positiva do episódio da série da Globo “Por Toda a Minha Vida”, no qual foram homenageados. Depois de outra pausa, em 2011 o RPM voltou para ficar. Lançaram em novembro do mesmo ano o “Elektra”, o disco produzido por Paulo Ricardo e Luiz Schiavon foi indicado ao Grammy Latino em 2012 na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Com mais de 30 anos de estrada, o grupo segue fazendo shows por todo o Brasil, contagiando os admiradores com sua energia e conquistando novos fãs por onde passa. A revolução não pode parar.

 

Assessoria de Imprensa:

Agência Produtora

Tel: 11 2183-8383

imprensa@agenciaprodutora.com.br